Puré de Grão com açafrão

Ora cá está uma receita super simples e deliciosa para acompanhar qualquer refeição. Se conhece os benefícios das leguminosas mas nem sempre sabe como introduzi-las no seu dia-a-dia, fica aqui uma inspiração. Já faço há algum tempo o hummus (puré de grão de bico) mas desta vez decidi adicionar-lhe uns pozinhos de curcuma biológica (açafrão das índias). Ficou divinal. Se se retirar a curcuma e adicionar cominhos aos ingredientes que apresento abaixo, fica a receita base de hummus que é igualmente deliciosa.

As variações ficam à mercê da criatividade de cada um (à receita base adiciono às vezes meia beterraba crua e fico com um magnífico puré cor-de-rosa). Divirta-se e bom apetite!

Humús de Curcuma.jpg

Ingredientes:

  • 400 g de grão-de-bico cozidos (gosto de demolhar de um dia para o outro e cozer mas pode usar o de lata)
  • Caldo de cozer o grão q.b.
  • 3 colheres de sopa de tahine (pasta de sésamo)
  • 2 dentes de alho
  • Sumo de meio limão
  • 60 ml de azeite
  • 1 ramo de salsa ou coentros (usei salsa)
  • Pimenta preta em pó qb
  • 1 colher de sopa de curcuma em pó
  • Sal qb

(a receita-base não leva curcuma mas sim cominhos – experimente!)

Como fazer?

Colocar tudo, exceto o caldo de cozer o grão, no processador de alimentos e triturar. Adicionar o caldo aos poucos até ter a consistência desejada.

Sirva com um fio de azeite, uns pozinhos de pimenta preta e um pouco de salsa picada.

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