Chá Verde – 10 benefícios comprovados

O chá verde é considerado a bebida mais saudável do planeta.

Está repleta de antioxidantes e nutrientes que têm efeitos poderosos no organismo, designadamente um melhor desempenho cerebral, perda de gordura, um risco menor de cancro e muitos outros benefícios.

Aqui estão 10 benefícios do chá verde para a saúde que foram confirmados em estudos científicos.

(consulte aqui o artigo original, da Authority Nutrition, e veja os estudos científicos em que assentam as conclusões aqui apresentadas)

cha verde

 

1.  Contém vários componentes bioativos que podem melhorar a saúde

O chá verde apresenta uma grande concentração de polifenóis, como flavonoides e catequinas, que funcionam como antioxidantes potentes. Estas substâncias podem reduzir a formação de radicais livres no corpo, protegendo as células e moléculas de danos. Estes radicais livres são conhecidos por desempenhar um papel no envelhecimento e todos os tipos de doenças. Um dos compostos mais potentes no chá verde é o antioxidante Epigallocatechin Gallate (EGCG), que tem sido estudado para o tratamento de várias doenças e pode ser uma das principais razões porque o chá verde tem tão poderosas propriedades medicinais.

O chá verde também tem pequenas quantidades de minerais que são importantes para a saúde. Tente escolher uma marca de qualidade mais elevada de chá verde, porque algumas marcas de qualidade inferior podem conter níveis excessivos de flúor. Dito isto, mesmo se você escolher uma marca de qualidade inferior, os benefícios ainda superam qualquer risco.

2.  Os componentes do chá verde podem melhorar o seu desempenho cerebral

O chá verde contém menos cafeína do que o café, mas o suficiente para produzir um efeito estimulante. Ele também contém o aminoácido L-teanina, o qual pode trabalhar de forma sinérgica com a cafeína para melhorar a função cerebral.

3.  Aumenta a queima de gordura e melhora a performance física

O chá verde é capaz de aumentar a taxa metabólica e aumentar a queima de gordura no curto prazo, embora nem todos os estudos apresentem esta conclusão.

4.  Os antioxidantes do chá verde podem reduzir o risco de vários tipos de cancro

O chá verde tem antioxidantes poderosos que podem proteger contra o cancro. Vários estudos mostram que bebedores de chá verde têm um menor risco de vários tipos de cancro.

5.  Pode proteger o cérebro na velhice, reduzindo o risco de Alzheimer e Parkinson

Os compostos bioativos no chá verde podem ter vários efeitos protetores sobre os neurónios e podem reduzir o risco quer de Alzheimer quer de Parkinson, as duas doenças neuro degenerativas mais comuns.

6.  Melhora a higiene oral e reduz o risco de infeção

As catequinas no chá verde podem inibir o crescimento de bactérias e alguns vírus. Isto pode diminuir o risco de infeções e levar a melhorias na saúde dentária, um menor risco de cáries e também reduz o mau hálito

7.  Pode reduzir o risco de Diabetes tipo II

Alguns ensaios clínicos mostram que o chá verde pode causar reduções ligeiras dos níveis de açúcar no sangue. Ele também pode diminuir o risco de desenvolver diabetes do tipo II, a longo prazo.

8.  Pode reduzir o risco de doenças cardiovasculares

O chá verde tem-se demonstrado capaz de diminuir o colesterol total e LDL, assim como proteger as partículas de LDL contra oxidação. Observações mostram que quem bebe chá verde têm menor risco de doença cardiovascular.

9.  Pode ajudar na perda de peso e reduzir o risco de obesidade

Alguns estudos mostram que o chá verde leva ao aumento da perda de peso. É particularmente eficaz na redução da gordura abdominal perigosa.

10.  Pode ajudá-lo a viver mais tempo

Claro, todos nós temos que morrer eventualmente. Isso é inevitável. No entanto, dado que quem bebe chá verde tem um risco menor de doença cardiovascular e cancro, faz sentido que possa ajudar a viver mais tempo. Alguns estudos realizados mostram isto mesmo.

 

 

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