Alimentos Anti-inflamatórios

13 Alimentos que ajudam a combater a inflamação, segundo a Authority Nutrition’.

Frutos Vermelhos

1Frutos Vermelhos

Frutos vermelhos (morangos, mirtilos, framboesas, amoras) contêm imensos antioxidantes chamados antocianinas que têm efeitos anti-inflamatórios e potenciam a imunidade.

Peixe Gordo

1Salmão

Peixe gordo é uma fonte rica de proteínas e ácidos gordos essenciais como o ómega-3, com efeitos anti-inflamatórios. Pode encontrar estas propriedades em peixes como o salmão, sardinhas, cavala, etc.

Bróculos

1Bróculo

Os brócolos são extremamente nutritivos, assim como a couve-flor ou a couve-de-Bruxelas. São uma excelente fonte de sulforafano, um antioxidante com efeitos anti-inflamatórios potentes.

Abacate

1Abacate

Os abacates são um verdadeiro ‘superalimento’. Contêm potássio, magnésio, fibra e gorduras monoinsaturadas saudáveis para a saúde do coração. Os seus componentes ajudam a reduzir a inflamação e podem reduzir o risco de cancro.

Chá Verde

1Chá Verde.jpg

O chá verde tem elevado teor de uma substância chamada epigalocatequina-3-galato (EGCG), que reduz a inflamação e protege as células contra danos que podem levar à doença (cancro, Alzheimer, doenças cardíacas, etc).

Pimentos

1Pimentos

Os pimentos estão repletos de vitamina C e antioxidantes com efeitos anti-inflamatórios potentes. São ricos em quercetina, ácido sinápico, ácido ferúlico e outros antioxidantes igualmente fortes.

Cogumelos

1Cogumelos

Os cogumelos são muito baixos em calorias e ricos em vitaminas de complexo B, selénio e cobre. Contêm diversos componentes que podem diminuir a inflamação. Consumi-los crus ou levemente cozidos pode ajudar a aproveitar mais o seu potencial anti-inflamatório.

Uvas

1Uvas

As uvas contêm antocianinas que reduzem a inflamação e o risco de várias doenças.

Curcuma

1Curcuma

Curcuma é uma especiaria com um sabor forte, muitas vezes utilizada em caril ou outros tipos de pratos indianos. Contém um componente anti-inflamatório poderoso chamado curcumina. Quando ingerida em conjunto com pimenta preta, a absorção da curcumina é potenciada.

Azeite Extra Virgem

1Azeite

Azeite extra virgem é uma das gorduras mais saudáveis que pode incluir na sua alimentação. É rico em gorduras monoinsaturadas que proporcionam inúmeros benefícios à saúde. Os benefícios anti-inflamatórios são maiores no azeite extra virgem do que no azeite refinado. Pode reduzir o risco de doença cardíaca, cancro e outras doenças.

Chocolate Negro

1Chocolate Negro

O chocolate negro é delicioso e está repleto de antioxidantes que podem reduzir a inflamação, reduzir o risco de doença e conduzir a um envelhecimento saudável. Os seus flavonoides são os responsáveis por este efeito.

Tomate

1Tomates.jpg

Os tomates são ricos em vitamina C, potássio e licopeno, um antioxidante com propriedades anti-inflamatórias impressionantes.

Cerejas

1.Cerejas

As cerejas são ricas em antioxidantes como, por exemplo, antocianinas e catequinas que combatem as inflamações eficazmente.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s