Empadas

Na semana passada, houve um dia em que sabia antecipadamente que não ia ter muito tempo para almoçar. Na véspera, depois do jantar, pus-me a pensar o que é que podia levar na carteira que fosse nutritivo e prático. Nasceram estas empadas ou “empadonas” como lhes chamaram lá em casa! A massa é uma adaptação de uma mais básica que já faço há muitos anos. O recheio foi de “aproveitamentos” do que havia no frigorífico. Por este motivo, esta receita é excelente para quando não sabemos o que fazer a algumas “sobras”.

Para a massa:

  • 2 chávenas de farinha de trigo integral
  • 1/2 chávena de azeite
  • 1/2 chávena de leite de aveia (ou outro)
  • 3 colheres de sopa de ervas secas (usei tomilho e salsa)
  • sal qb

Coloque numa taça a farinha, as ervas e o sal. Misture bem. Adicione o azeite e o leite. Continue a misturar até obter uma massa de consistência homogénea. Divida a massa em pequenas bolas – um pouco mais pequenas que um ovo.

Para conseguir que a massa fique bem fina e crocante, coloque uma folha de papel vegetal na bancada de cozinha e, sobre ela, coloque uma das bolinhas de massa. Dobre o papel vegetal, de forma a cobri-la totalmente e a que tenha espaço para esticar com o rolo da massa, formando um círculo com espessura de pouco mais de um milímetro (se gostar da massa mais grossa, não estenda tanto). Dentro do círculo, coloque o seu recheio e feche como se fosse um rissol. Para “colar” bem as bordas pode usar um garfo para pressionar nos locais onde a massa se une. Coloque num tabuleiro de forno, sobre papel vegetal, e polvilhe com sementes a gosto (usei sésamo preto e “branco”, para distinguir os dois recheios que preparei, e sementes de papoila).

Vão ao forno a 180º por cerca de 20 minutos ou até ficarem douradas.

Para o recheio:

Faz sentido aproveitar o que houver no frigorífico, numa lógica 50%/ 50% – metade de proteínas (carne, peixe, cogumelos) e metade de legumes.

Deixo aqui três sugestões de recheios que experimentei recentemente. É só pegar nos ingredientes e misturá-los bem numa taça, antes de rechear as empadas.

Recheio 1

  • Cogumelos frescos salteados num pouco de azeite, grosseiramente picados
  • Grelos cozidos, grosseiramente picados, salteados em azeite e alho
  • Avelãs grosseiramente picadas
  • Ameixas secas descaroçadas, cortadas aos pedaços

Recheio 2

  • Peixe desfiado (tirar bem as espinhas)
  • Couve branca e cebola salteada num pouco de azeite
  • Azeitonas pretas às rodelas

Recheio 3

  • Peru estufado desfiado
  • Molho de tomate caseiro, grosseiramente picado
  • Couves de bruxelas, grosseiramente picadas

BOM APETITE!!!

 

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