Chufa

Se ainda não conhece, apresento-lhe a CHUFA.

Talvez já tenha experimentado em Valencia, Espanha, a tradicional bebida “Horchata de Chufa”, talvez já tenha lido algo sobre estas bolinhas acastanhadas que parecem “mirradas”, ou talvez nada disso. Uma coisa é certa, nos próximos tempos vai cruzar-se com mais informação sobre este tubérculo ancestral e que está a ganhar popularidade a ritmo acelerado, dadas as suas propriedades e benefícios para a saúde.

Nos anos do pós-segunda guerra mundial, eram apreciadas pelas crianças como guloseima, dada a sua consistência e doçura. Hoje, estão a regressar às prateleiras rotuladas como superalimento.

Um estudo da Universidade de Oxford concluiu que os nossos ancestrais que viviam na África Oriental há 2 milhões de anos sobreviviam com uma dieta principalmente à base de chufa.

Se quer pesquisar mais, para além de usar a palavra “chufa” que o conduzirá a resultados principalmente em espanhol (em Portugal ainda há pouca informação produzida), procure também por “tigernut”, a designação em inglês.

A chufa é rica em ferro, potássio, fibras e ajuda o corpo a produzir probióticos, que melhoram a saúde digestiva. É a maior fonte de amido resistente, uma fibra que a investigação atual têm relacionado com a perda de peso.

10 BENEFÍCIOS DA CHUFA

CH1

  1. Alto teor de fibras

A chufa tem um teor de fibra maior do que o farelo de aveia, o repolho, a cenoura, as ameixas e as sementes de chia. A fibra ajuda o organismo a prevenir a obstipação e atua como um supressor do apetite, o que ajuda a controlar o peso corporal.

CH2

2. Tem benefícios para o coração idênticos aos do azeite

Os cardiologistas recomendam comer gorduras não saturadas ou gorduras vegetais. A chufa tem um perfil lipídico muito semelhante ao do azeite, que é considerado um dos óleos mais saudáveis.

CH3

3. Uma das maiores fontes naturais de magnésio disponíveis

CH4

4. Ajuda a controlar a pressão arterial

CH5

5. Ajuda a prevenir o cancro e doenças cardíacas

CH6

6. Fornece mais potássio do que uma banana

CH7

7. Fonte de proteína não animal

CH8

8. Ajuda a controlar a diabetes

CH9

9. O leite de chufa é um excelente substituto de leite de origem animal

CH10

10. Está isenta de glúten

Resta, agora, começar a utilizar! Pode começar com esta receita de Bolo de Chufa, Chocolate e Café. Delicioso!!!

 

 

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