Leite de Aveia

Esta receita é uma básico que tenho sempre lá por casa desde que comecei a reduzir aos laticínios. É um leite espesso, muito cremoso, excelente para várias receitas – pode usá-lo nas suas papas de aveia em vez de água, em pudins de chia, nas panquecas de aveia e framboesas, em bolos, enfim… É fácil de fazer e dura uns 5 dias no frigorífico. Sempre que o for utilizar, agite bem o recipiente uma vez que ele tende a criar uma separação entre a parte mais aquosa e a aveia.

Leite de Aveia.jpg

Depois de testar algumas vezes a concentração da aveia, escolhi a relação aveia/água que aqui vou deixar. No entanto, se preferir um leite mais fino, reduza a quantidade de aveia. Se, pelo contrário, gostar do leite mais cremoso, aumente um pouco.

  • 90g de flocos de aveia
  • 900g de água fria
  • água para demolhar a aveia

Comece por colocar os flocos de aveia de molho por 30 minutos a 1 hora. Findo este tempo, coe os flocos e coloque-os no processador de alimentos (ou liquidificador). Adicione os 900g de água fria (gosto de usar a de Monchique, por ser a mais alcalina do mercado) e triture a velocidade alta por 2 minutos. Passe o preparado que obteve por um coador de rede fina. Et voilà… está pronto!

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s