Pão de Grão

O pão, não é? Quem nos tira o pão…

Pode ser um problema para quem quer controlar o peso, para quem precisa de evitar o glúten, enfim… mas há opções com as quais conseguimos “dar a volta”. Esta é super-saudável e original!

Vou deixar aqui a receita que experimentei ontem, que tem como base a farinha de grão-de-bico. É do Jamie Oliver (do seu mais recente livro “Receitas Saudáveis”) mas também já tem sido apresentado em blogues nacionais que gosto de consultar (o Lemonaid, o Prazeres Saudáveis, …).

Não esperem um pão super fofo, não é o caso, é mais denso do que o pão vulgar, mas é proteico, não tem glúten, e é muito saciante e saboroso.

Vamos a ele?

Pré-aqueça o forno a 190º e forre uma forma de pão com papel vegetal. Num pequeno recipiente, misture bem com um garfo os 375ml de água morna, o fermento de padeiro e o azeite e deixe repousar enquanto continua a preparar a receita (pelo menos 5 minutos).

Numa tigela grande coloque a farinha de grão, o miolo de amêndoa moído e as sementes (reservei algumas para polvilhar antes de levar ao forno), tempere com uma pitada de sal marinho e faça uma cova no centro. Adicione as folhas de alecrim finamente picadas e os ovos. Misture bem e junte a água com o fermento e o azeite que reservou no início. Envolva tudo até estar bem incorporado e ter uma massa húmida e homogénea. Coloque na forma forrada a papel vegetal e polvilhe com sementes (algumas que tenha reservado).

Para cozer o pão, coloque a forma na grelha central do forno durante 45 minutos ou até o pão estar dourado e completamente cozido (espete um palito – se sair limpo está cozido). Quando retirar do forno, deixe arrefecer durante uns 20 a 30 minutos antes de cortar. Coloquei umas folhinhas de alecrim antes de servir.

Bom Apetite!

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