Barritas

Já repararam nas doses monumentais de açúcar que fazem parte da composição daquelas “inocentes” barras de cereais que encontramos nos supermercados? Escondido por detrás dos nomes que captam a nossa atenção e nos fazem acreditar que estamos a comprar um alimento saudável, está o “inimigo nº 1 da saúde” – o açúcar!

Solução – toca a sermos “artistas” da cozinha e a fazermos as nossas próprias barritas! Esta receita dá para um tabuleiro de forno cheio e dá para guardar 2 semanas numa caixa e ir comendo.

Barritas

  • 350 g de tâmaras medjool
  • 175 g de sementes de girassol
  • 175 g de avelãs
  • 200 g de sementes de linhaça
  • 200 g de sultanas (ou arandos ou um mix dos dois)
  • 240 g de flocos de aveia
  • 3 colheres de sopa de sementes de chia
  • 3 colheres de sopa de canela

Comece por descaroçar as tâmaras e colocá-las num tacho com 600g de água a ferver. Deixe cozinhar em lume brando cerca de 5 minutos e triture no processador de alimentos com toda a água em que foram cozinhadas, juntamente com a chia e a canela.

Numa taça grande coloque: as sementes de girassol, as avelãs, a linhaça, as sultanas e a aveia. Adicione o puré de tâmaras e envolva tudo. Coloque uma folha de papel vegetal num tabuleiro de forno e espalhe a mistura por todo o tabuleiro, pressionando de modo a ficar denso e com uma altura homogénea. Leve ao forno a 140º/150º por cerca de 1 hora. Vá vigiando para não queimar. Ao fim de cerca de 1/2 hora, retire o tabuleiro do forno e corte as barritas à dimensão que quiser, e volte a colocar no forno.

DICA: se moer as sementes de linhaça, ainda que ligeiramente (e não em farinha), o organismo vai buscar de forma mais eficaz as suas propriedades do que se as utilizar inteiras.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s